Dicas de Saúde e Beleza

Dicas de Saúde

Colágeno e sua importância

colágeno é a proteína mais abundante no organismo. Ele é o grande responsável pela firmeza e sustentação da pele, além de ter um papel fundamental na composição dos tendões e das cartilagens.

colagenoPara entender um pouco melhor o que ele é, coloque as mãos sobre sua orelha ou sobre a ponta do nariz. Percebeu como eles são maleáveis e resistentes ao mesmo tempo? Pois então, esse é o resultado do colágeno, que está muito presente nessas regiões. Acredite: essa estrutura é tão firme que pode resistir a mais tensões que um fio de aço.

Produzido naturalmente pelo organismo, ele tem uma grande tendência em diminuir com a idade, principalmente depois dos 30 anos. Se você vive esse período, já consegue perceber os sintomas de certa flacidez, concorda?

É uma proteína estrutural, portanto, sua principal função é compor a pele, ossos e cartilagens, dando sustentação ao corpo. Mas não é só isso! Ele também tem funções, que você vai conhecer a seguir.

Benefícios do colágeno

Possui diversos benefícios para o seu organismo, depois de ler essa postagem você vai querer se assegurar que nada comprometa a produção dessa proteína pelo seu corpo. Entre as principais vantagens estão:

  • Responsabilidade por melhorar a firmeza e elasticidade da pele;
  • Fornecimento de sustentação estrutural para dentes, ossos, vasos, pele e até mesmo para alguns órgãos;
  • Rejuvenescimento da pele, ou seja, trabalha prevenindo o envelhecimento das células;
  • Proteção das articulações;
  • Ajuda na prevenção do surgimento das temidas celulites e estrias;
  • Melhora e potencializa a cicatrização;
  • Promove a renovação das células;
  • Prevenção contra a osteoporose, protegendo os ossos.

O consumo como suplementação

Ele é naturalmente produzido pelo organismo, mas depois dos 30 anos, como falamos, a síntese ocorre de forma mais lenta, transparecendo um pouco a deficiência deste elemento. Nesse caso, você pode investir em uma alimentação mais rica para estimular a produção natural do seu corpo ou optar por uma suplementação.

Os suplementos podem ser encontrados de diversas formas, como em capsulas, em pó, líquido e até mesmo em chás e sucos.

Portanto, você não terá dificuldade em encontrar a opção que considerar ideal para sua rotina. Além disso, você já pode consumir o colágeno hidrolisado, facilitando a absorção do seu organismo.

As diferenças entre colágeno e colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado passa por um processo de hidrólise, como você pode deduzir pelo próprio nome. Isso faz com que ele seja quebrado em partículas menores que as de colágeno normal, facilitando a absorção pelo corpo. Essa opção é muito usada na suplementação, por exemplo.

Além disso, o colágeno hidrolisado  é composto por aminoácidos, fornecendo a glicina e prolina para o corpo. Isso faz com que o corpo consiga trabalhar na regeneração e estabilidade das cartilagens.

Importância do Ômega

 

 

Saúde do Coração